Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Zigurate de Ur


Representação artística de como era o Zigurate de Ur.
Ur foi uma importante cidade-estado na antiga Suméria, localizada nas proximidades da atual cidade de Tell el-Muqayyar, na província de Dhi Qar do Iraque.

Embora na antiguidade fosse uma cidade litorânea, situada na foz do rio Eufrates, no Golfo Pérsico, atualmente situa-se no interior do país, ao sul da margem direita do Eufrates, a 16 quilômetros de Nassíria.

O padroeiro da cidade era Nanna, a divindade lunar suméria, e o nome da cidade deriva, em sua origem, do nome do deus, URIM.

A posição do zigurate no centro da cidade de Babilônia mostra a
importância do elemento religioso que o zigurate representava.

O sítio arqueológico de Ur caracteriza-se pelas ruínas do Grande Zigurate de Ur, que continha o santuário de Nanna, escavado na década de 1930.

O templo foi construído no século XXI a.C. (cronologia curta), durante o reinado de Ur-Nammu, e foi reconstruído no século VI a.C. por Nabonido.

As ruínas abrangem uma área de 1200 metros de noroeste a sudeste e 800 metros de nordeste a sudoeste, e se elevavam a 20 metros acima do nível atual da planície local.

Vista atual das ruínas do Zigurate de Ur.

De acordo com o livro bíblico de Gênesis, foi a terra natal de Abraão, patriarca dos hebreus, considerada também a maior cidade de sua época.

Em sua peregrinação, Abraão sai de Ur e vai para Harã e de lá para Canaã; nessa época muitos clãs migravam para a região conhecida como Crescente Fértil.

Localização das principais cidades da Suméria, entre elas Ur.

Fonte:
UR. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ur&oldid=46668484>. Acesso em: 9 set. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário