Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Um pouco de conhecimento: Anfictionia

Teatro de Epidauro

A Anfictionia (do grego αμφικτιονία, por sua vez com origem em αμφί (ambos) + κτίζω (construir), pelo que etimologicamente significa fundação conjunta) era uma liga religiosa que agrupava doze povos (não cidades), quase todos da Grécia central, nos tempos do Período Arcaico antes do surgimento da Pólis, e períodos seguintes da Grécia Antiga.

Ao longo da história houve várias anfictionias. As mais importantes foram:
- A de Argos, junto do templo de Hera.
- A das Termôpilas, junto do templo de Deméter.
- A de Delfos, junto do templo de Apolo.
Modelo utilizado para explicar a organização social das tribos de Israel antes da monarquia.

Esse modelo, baseado principalmente na analogia com as antigas ligas sacras gregas, concebe Israel como uma confederação de doze tribos organizadas em volta do culto a YAHWEH, seu Deus, cuja adoração se localizou em um santuário central (p. ex., primeiro em Siquém e depois em Siló).

É questionável se o modelo anfictiônico explica adequadamente a organização social de Israel ou é a analogia mais clara.

Contudo, o relato bíblico da origem israelita reflete que as tribos de Israel foram organizadas ao redor de instruções e crenças religiosas comuns.

Bibliografia
PATZIA, Arthur G.; PETROTTA, Anthony J.. Dicionário de Estudos Bíblicos: Edição de Bolso. São Paulo: Vida, 2002. 165 p.
ANFICTIONIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anfictionia&oldid=39727490>. Acesso em: 3 ago. 2014.
Glossário
Teatro de Epidauro - Epidauro era uma cidade da Grécia antiga, situada na Argólida, às margens do Mar Egeu e célebre pelo santuário de Esculápio, deus da Medicina, que atraía doentes de todo o mundo. Seu teatro ao ar livre está bem conservado. Fundada pelos jônicos, foi ocupada pelos dóricos e aliou-se a Esparta, perdendo sua importância com o desenvolvimento da cidade de Egina, na ilha de mesmo nome. Decaiu com a conquista romana.  Famoso também é o Anfiteatro de Epidauro, dos maiores de seu tipo e de seu tempo, possuía uma acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de um alfinete jogado ao chão, que podia ser ouvido mesmo nas últimas bancadas.
Período Arcaico - Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C., posterior à Idade das Trevas e antecessor o Período Clássico. Nesta altura, deram-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observou-se também uma revitalização da linguagem escrita. O período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micênicas, pelas tipologias escultóricas kouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica.
Pólis - A pólis (πόλις) - plural: poleis (πόλεις) - era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância a partir do domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinônimo de cidade-Estado. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal politico". Essa comunidade organizada, é formada pelos cidadãos (no grego “πολίτικοι”, "polítikoi"), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais.
Grécia Antiga - Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo antigo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações Cicládica (3000-2000 a.C.), minoica (3000-1400 a.C.) e micênica (1600-1200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário