Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 4 de julho de 2017

As Sete Igrejas da Ásia Menor

Tiatira

Cidade que hoje é Akhissar, Turquia.

Estava situada entre a Lídia e Mísia ambos territórios incluídos na província da Ásia.

Tiatira era sede de uma das sete igrejas da Ásia que foram dirigidas as cartas apocalípticas.

A passagem obscura de Apocalipse 2.20,21 tem explicada como uma referência ao culto da sibila Sambata.
Ap 2.20,10 - "Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu."
Fora dos muros de Tiatira havia um templo dedicado a Sambata. Talvez a igreja judaico-cristã de Tiatira não tivesse reprovado essa corrupção como deveria.

Com tudo talvez seja melhor ver naquelas palavras uma referência a certa profecia cristã, que sustentava os falsos ensinamentos dos nicolaítas.

Glossário
Sibila - Sibilas são um grupo de personagens da mitologia greco-romana. São descritas como sendo mulheres que possuem poderes proféticos sob inspiração de Apolo.
Sambata ou Sambeta - Sibila Pérsica.
Nicolaíta - Seguidor do Nicolaísmo. O nicolaísmo (ou nicolacionismo ou nicolaitismo) é uma heresia cristã cujos aderentes são chamados de nicolaítas. A característica pela qual são mais lembrados é a sua posição em relação ao casamento. Segundo alguns autores, eles defendiam a poligamia (ou ter esposas em comum). Também é conhecido como Nicolaíta aquele que defende o casamento do clero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário