Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 14 de outubro de 2017

Murmuração dos Israelitas

Depois de uma parada de quase um ano no distrito do Sinai (Êx 19 e Nm 10.11) a peregrinação dos israelitas continuava.

Queixam-se. Não mais se contentam com o "pão do céu", isto é, o maná. Um dos males que havia em Israel era "a grande mistura de gente" no seu meio, gente sem espiritualidade e sem fé.

A presença de descrentes na igreja promove muitas murmurações.

Moisés desanima, e queixa-se da sua pesada carga. O povo, na sua falta de espiritualidade, pede carne e o comentário do salmista é que Deus "deu-lhes o que pediram, mas enviou magreza às suas almas" (Sl 106.15).

Resumimos de Matthew Henry(*) o seguinte:

A culpa dos murmuradores foi que:

1. Engrandeceram as iguarias do Egito (Nm 11.5). Como se Deus lhes fizera um grande mal ao tirá-los dali.

2. Ficaram enjoados da boa provisão que Deus lhes fizera (Nm 11.6). Era pão do céu, e para mostrar como era sem razão a queixa do povo, o maná é aqui descrito (Nm 11.7-9).

3. Não podiam contentar-se ser ter carne para comer. Trouxeram manadas e rebanhos em abundância do Egito, mas por qualquer razão isto não servia.

4. Duvidaram do poder e da bondade de Deus, dizendo "Quem nos dará de comer?" (Nm 11.4). Como se não valesse a pena pedir isso a Deus.

5. Comeram com gulodice (Nm 11.33). Demonstrando assim a sua carnalidade.

A ingratidão demonstrada pelos israelitas no deserto por meio da murmuração é uma comparação bem adequada para os dias de hoje. Muitos estão "comendo do maná" de Deus, mas reclamando e dizendo "só isso Senhor?".

Que sejamos gratos a Deus em tudo, a Jesus por sua obra redentora e nos conformemos com o que Deus nos dá, pois Ele jamais te tiraria do mundo para te fazer passar fome.

Referências:
Bíblia Online - https://www.bibliaonline.com.br/.
A Bíblia explicada/S.E. McNair. - 4ª ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1983.
MATTHEW HENRY. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. 
Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.

* - Matthew Henry (18 de outubro de 1662 — 22 de junho de 1714) foi um comentarista sobre a Bíblia e pastor presbiteriano inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário