Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Dois memoriais

"E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite. Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem; e disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras?Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali. Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje."
Js 4.3-9

Seguindo a orientação divina que dois memoriais fossem erguidos com as pedras retiradas do rio Jordão: um "no alojamento" (v.3), e outro "no meio do Jordão".

A ordem do Senhor era a seguinte: doze homens, um de cada tribo, deveriam recolher doze pedras do Jordão, e com elas edificarem um memorial ao Senhor no acampamento.

Essas pedras deveriam se levadas para Gilgal (Js 4.21-23), lugar onde Israel habitara por algum tempo.

Para o segundo memorial, Josué levantou também doze pedras no do Jordão, exatamente no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levaram a Arca do Concerto (v.9).

Esses monumentos serviriam de sinal do poder de Deus entre eles. Toda vez que os israelitas os contemplassem, lembrar-se-iam da extraordinária obra operada pelo Senhor.

O Senhor continua com seus sinais no meio de nós, não mais sinais com pedras, mas agora sinais com Seu sangue e Seu Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário