Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O serviço do Pastor

"E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor."
Jr 23.4

O serviço do Pastor é o de apascentar as ovelhas com:

1º. Ciência e com inteligência, com perfeito conhecimento das coisas e com saber.
Jr 3.15 - "E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência."
2º. Com alegria, com manifestação de contentamento e júbilo.
Hb 13.17 - "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."
3º. Com zelo.
2 Co 11.2 - "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo."
4º. Com atenção ao rebanho vigiando as ovelhas.
At 20.28 - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue."
5º. Conhecendo o estado das ovelhas.
Pv 27.23-26 - "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração? Quando brotar a erva, e aparecerem os renovos, e se juntarem as ervas dos montes, então os cordeiros serão para te vestires, e os bodes para o preço do campo"
6º. Com cuidado, cautela e diligência.
1 Pe 5.2c - "tendo cuidado dele"
7º. Com voluntariedade, não constrangido.
1 Pe 5.2d - "não por força, mas voluntariamente"
8º. Não visando lucros materiais, mal intencionado.
1 Pe 5.2e - "nem por torpe ganância"
9º. Com ânimo pronto, com disposição.
1 Pe 5.2f - "mas de ânimo pronto"
10º. Não com domínio.
1 Pe 5.3 - "Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
Ez 34.4 - "As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza."
11º. Com amor ao Senhor, amando as ovelhas.
Jo 21.15-17 - "E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário