Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O Que Se Dizer Quando O Assunto é - PROFECIAS?

Quantos, como eu já não levou profetadas? Sabe aquelas que até coloca você em situações constrangedoras e parece que tira o chão de debaixo de teus pés? Esta mesmas! Pois bem, se você como eu já passou por estas experiências entenderá muito bem este artigo. Resolvi escrever algo, pois esta semana conversando com uma querida irmã que já esteve conosco aqui no Nihon, me relatou alguns problemas que esta passando por causa de umas destas profetadas,  confesso que me senti consternada e aflita pela falta de sabedoria e conhecimento biblico do dito "profeta". Como diz o próprio Jesus: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus". Mc.12:24-26
Desde já quero deixar claro, creio nas profecias, creio que Deus fala por intermédio de homens e mulheres de Deus nos dias de hoje, porem é necessário ser criterioso acerca do assunto e conhecer bem as Escrituras, para que não sejamos levados pelos que se dizem profetas e o não são.

VISÃO BIBLICA

Mensagem inspirada; revelação da vontade e do propósito divinos, ou a proclamação destes. A profecia pode ser um ensinamento moral inspirado, a expressão duma ordem ou dum julgamento divino, ou a declaração de algo por vir.

O primeiro a ser designado como profeta na Biblia foi Abraão (Gn.20:7), mas a profecia do AT recebeu sua forma normativa na vida e na pessoa de Moisés, que passou a constituir o padrão de comparação para todos os profetas futuros. (Dt. 18:15-19; Dt. 34:10).

Ele recebeu uma chamada específica da parte de Deus.
1. A iniciativa da chamada de alguém para o ofício profético depende de Deus, e não da vontade humana, é um dom de Deus dado por intermédio do Espírito Santo,  "A uns estabeleceu Deus na igreja...em segundo lugar profetas...". 1 Cor. 12:28; e é somente o profeta falso que ousa arrogar-se o ofício. "E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação. e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles profetizam". (Jer. 14:14)
E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

2. Outra caracteristica, própria dos profetas que sucederam a Moisés, se encontra nele também; muitos dos profetas usaram símbolos na entrega de sua mensagem (Jr.19.1; Ez.4:1). E, finalmente, o aspecto intercessório da tarefa profética também exibido por ele. Moisés representava "o povo perante Deus" (Ex. 18.19; Nm. 27.5), e pelo menos numa notável ocasião se colocou no meio como homem de oração (Ex. 32.30; Dt. 9.18).

INSPIRAÇÃO E MÉTODOS PROFÉTICOS
a) Modos de Inspiração
Como é que o profeta recebia  a mensagem que tinha por incumbência transmitir aos seus semelhantes?

A resposta, dada na vasta maioria dos casos, é perfeitamente clara, e no entanto, infelizmente vaga: "A palavra do Senhor veio..."lit., Trata-se da afirmação de uma consciência direta  e pessoal. Isso é a experiência básica do profeta.

Sonhos e visões também tem lugar na inspiração do profeta. Algumas vezes afirma-se que Jeremias 23.28 ensina a invalidade de sonhos como método de verificação da palavra do Senhor. No entanto parece que o próprio Jeremias recebeu a palavra de Deus através de um sonho (Jr.31.26).

A inspiração é um milagre, não sabemos de que maneira Deus faz a mente de um homem tornar-se consciente para com a sua palavra, é neste momento que vemos a atuação do Espírito Santo.

A Profecia É Sempre Perfeita?

I Corintios 13.9 mostra: "Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos". A palavra mostra que a profecia está em estado imperfeito e está "em parte".

I Tessalonicenses 5:20, 21 diz: Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem".
Não desprezar as profecias é uma palavra de ordem. Mas as palavras seguem, "Retende o bem" insinua claramente que existirão coisas que não serão boas e, portanto, não devem ser retidas firmemente. Não devemos desprezar o dom e nem as suas funções, contudo devemos reconhecer os canais através dos quais ele surge.

Portanto,  a profecia deve ser provada e julgada cuidadosamente antes de ser aceita como uma palavra exata e verdadeira do Espírito Santo.

QUAIS SÃO OS DOMINIOS SEGUROS DE PROFECIA?

I Corintios 14.3 declara: "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação".

O Espírito Santo pode admoestar, exortar e repreender, contudo Ele o faz com muito carinho, influenciando a pessoa para o arrependimento e o amor, mostrando sempre a saída para o problema, o  Espírito Santo jamais deixa alguém num buraco profundo de depressão e condenação, sem misericórdia nem esperança.
Palavras proféticas condenatórias, as quais são comumente rudes e devastadoras para o ouvinte devem ser reconhecidas como sendo de um outro espírito, e não como do Espírito de Cristo.


QUAIS AS ORIGENS DE UMA PROFECIA?

As Escrituras declaram claramente que a profecia pode ser sugerida por uma das três fontes:

1. Um Espirito Humano - Alguem falando o que está no seu proprio coração - (Ez. 13.2,3)

2. Um Espirito Mentiroso - isto é, do diabo - 2 Cr. 18.21

3. O Espirito Santo - O verdadeiro espirito de profecia, do alto, movido pelo espirito Santo

4. Uma Mistura De Todos Os Tres - A profecia pode ser uma mistura de qualquer um doa tres acima. Há o exemplo clássico do Apóstolo Pedro falando a Palavra de Conhecimento, quando ele disse: "Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo."
Jesus comprovou que a carne e o sangue não revelaram à Pedro, mas o Pai. A fonte daquelas palavras era o Pai. Então, alguns minutos mais tarde, Jesus se voltou e repreendeu Satanás, falando através dos lábios do mesmo apóstolo.
Jesus estava motrando quao facilmente e rapidamente, o espírito iniquo podia falar através dos labios de alguém que ama ao Senhor, sem que esse alguém nem mesmo percebesse.

Não desprezemos nem evitemos este extraordinário processo do Espírito de Deus - sejamos "espertos como as serpentes". Não nos deixemos entrar em controvérsias ou em disputas, e nem permitamos receber qualquer expressão vocal que pretenda ser a Palavra de Deus, sem uma confirmação apropriada.
Se Deus falou então eu não preciso brigar para prova-lo, pois se foi de Deus o próprio Deus realizará o que falou, ainda que no momento não creiamos no que foi profetizado, aquilo que foi determinado por Deus se realizará, se porém não se realizar, entenda que você foi alvo de um falso profeta. 

Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário