Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A visão de si mesmo e como ela é importante

Quem queremos enxergar nos espelho?
Quando criamos em nós a "visão que os outros tem de nós", tentamos viver a existência nossa a luz disso.

Tal "existência" não leva em consideração o que o "eu" gosta, sente e deseja.

É como estar preso a uma realidade onde temos a vital necessidade de agradar outros e, se der, sentirmos alguma coisa.

Na atual geração a imagem é tudo, tênis de marca, grifes famosas no vestuário - mesmo falsas o importante é ostentar, ser o que outros querem que sejamos.

A necessidade interior do eu ser aceito, faz com que ele, até forçadamente, aceite sem gostar de algumas atitudes do coletivo. Assim, perdendo sua própria identidade para o todo em que está incluso.

O Cristianismo como religião em seu sentido original da palavra deve proporcionar ao que o segue é uma ligação com Jesus, tem de ser um "meio" de chegar-se ao "fim", que é Cristo.

Se levado ao fanatismo religioso, i.e. o que acontece quando o "meio" passa ser o "fim", há também a perca de sua identidade e isso é contrário aos ensinamentos de Cristo.

Continuamos sendo nós mesmos em Cristo, mas sendo nós guiados agora pelo Espírito Santo.

Talvez alguém diga "mas você não faz mais o que quer só o que lhe mandam?"; sim só que não.

Sim, sigo o que Cristo deixou a nós nos Evangelhos.

Não, por exemplo tento a todo custo não deixar minha carne e suas concupiscências dominar meu ser. As ouço gritar, mas não as atendo.

Quem verdadeiramente somos só sabemos ao estarmos a sós, literalmente, quando não houverem olhares para serem impressionados ou agradados, quando eu faço o que faço.

O caráter de uma sociedade contribui para o individual? Sim.

O caráter individual é mais importante do que o da sociedade? Sim.

Pois o caráter de uma sociedade é composto do caráter dos que nela estão inseridos.

Reclamos da corrupção tupiniquim, mas no todo a lei da vantagem ainda "rola solta".

Se puderem terão e aproveitarão da situação, não todos, mas a maior parte da massa que compõem o caráter coletivo da sociedade.

Eu devo buscar ter o meu caráter íntegro, honesto e buscar viver por esse. Como cristão, tais fatores continuam valendo, mas o impulso da carne só é refreado com a ação do Espírito Santo.

É ele, o Espírito, quem faz a obra duradoura e santificadora no eu, no caráter e na vida.

A loucura do Evangelho é nítida quando contrariando a moral do mundo obedecemos a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário